Sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Financiamentos

Detalhes sobre o processo de financiamento em nosso BLOG.

Acesse o link abaixo e confira...

http://mazinimoveis.blogspot.com.br/2014/12/como-e-o-processo-financiamento.html

 

Como é o processo Financiamento Imobiliário pela CAIXA

 
 
Para iniciar, o ideal é fazer um simulado, preenchendo os dados no Simulador Habitacional http://www8.caixa.gov.br/siopiinternet/simulaOperacaoInternet.do?method=inicializarCasoUso.
Assim você saberá o quanto precisa dar como entrada e o valor das prestações.
Lembrando que o FGTS vale como entrada.
Tendo em posse o limite do valor do imóvel que podes adquirir, considerando o valor da prestação e da entrada que pode dar, você vai até o site MAZIN IMÓVEIS EM ESTEIO, MAZIN MÓVEIS EM PORTO ALEGRE ou MAZIN IMÓVEIS EM CANOAS e escolhe seu imóvel. Se não tiver em nossos sites, pode nos mandar as características (lista de desejos) do imóvel que queres, tamanho, n° de dormitórios, localização, etc, faremos o possível para achar o que procuras.
Escolhido o imóvel, faz-se um contrato de Promessa de Compra e Venda, onde as partes vendedora e compradora irão se comprometer a adquirir e segurar a venda enquanto corre o processo de financiamento bancário.
 
Agora começa a parte da documentação... 
 
Compradores
 Cópia Identidade e CPF
 Comprovante de Estado Civil Atualizada
 Comprovante de Endereço Atual (no nome da pessoa ou declaração)
 Comprovantes de Rendimento 3 últimos contracheques,
 Carteira de Trabalho (Foto, Qualificação Civil, Opção FGTS, PIS).
 Extrato atual de Contas Bancárias se a renda for renda formal.
 Extrato dos 6 últimos meses de Contas Bancárias se a renda for informal.
  Declaração do Imposto de Renda completo.
 Se a compra for no nome do casal a documentação tem que ser dos dois.
 
Vendedores
 Cópia Identidade e CPF.
 Comprovante Endereço.
  Declaração do Imposto de Renda completo.
 Comprovante de Estado Civil.
 
Do Imóvel
 Matricula Atualizada.
 Certidão de ônus.
 Certidão de Ações Reais e Reipersecutória.
 CND de IPTU.
 
De posse de todos esses dados, montamos uma pasta e entregamos ao responsável CAIXA, que fará a avaliação se comprador pode comprar, se vendedor pode vender via financiamento, se imóvel está regularizado.
 
Estando tudo OK com a documentação, é agendado uma vistoria com um Engenheiro credenciado para verificar as condições do imóvel, se condiz com o que está registrado no RI, se está em boas condições para que a seguradora dê a garantia, se vale o valor que se pede, etc.
 
Aprovado na vistoria do engenheiro, é agendado entrevista com o comprador para que este abra uma conta corrente na qual será debitado o valor das prestações do imóvel. O vendedor, caso não tenha uma conta na CAIXA, será convocado a abrir uma conta também, e nesta conta ele receberá o valor do imóvel.
 
Na sequência, após mais alguns dias, com o contrato confeccionado, as partes são convocadas para a assinatura. Esta assinatura não é a escritura definitiva, pois esta só será emitida após a conclusão do pagamento do financiamento. Mas é um contrato de compra e venda que será averbado em registro de imóveis com a alienação fiduciária.
 
Assinado as vias, o contrato irá para a Prefeitura do município onde o imóvel está lotado para cálculo da cobrança do ITBI. Por lá ficará uns 5 dias úteis. O imposto deverá ser pago à vista na própria prefeitura.
Da prefeitura o contrato deverá ser enviado para o Registro de Imóveis para a averbação do novo comprador. No RI ficará mais uns 15 dias úteis. Aqui será efetuado o pagamento da averbação conforme a tabela do próprio RI.
 
Feito todo este trâmite na Prefeitura e RI, o contrato retorna para a CAIXA, e esta irá fazer a liberação do valor financiado ao proprietário em cerca de 3 dias úteis.
 
Á partir daí, de posse do valor, o ex proprietário do imóvel vai fazer a entrega da casa aos novos proprietários, isso se dará conforme acordo entre as partes. Usualmente se pede 30 dias após receber o valor integral. Mas se o imóvel está desocupado, nada impede que seja entregue imediatamente ao recebimento do valor. Em alguns casos se pede 3 meses para que o ex proprietário tenha tempo de comprar um imóvel para si, ou dar um rumo em sua vida. Bom... tudo vai depender da forma como for acordado no Contrato de Promessa de Compra e Venda.
 
 
Entregue o imóvel no prazo pré-definido, aí é só desfrutar da nova residência.
 
 
Assim termina todo o processo. O tempo estimado é de 60 a 90 dias. Vai depender de muitos fatores como atrasos na entrega de documentos, regularização de planta, dívidas, disponibilidade dos receptores CAIXA, aprovação do engenheiro, etc. Por isso é sempre importante que as partes estejam bastante dispostas a colaborar na entrega dos documentos e assinaturas, para que o processo não se estenda.
Arquivos para download:
Financiamentos Bancários:
  • Caixa
  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Itau
  • Santander
  • Hsbc
  • Banrisul
  • Sicredi
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